Criador de conteúdo digital
A verdade é que dentro do marketing digital está uma importante figura "Criador de conteúdo digital". Esse profissional trabalha para empresas ou de forma individual, produzindo materiais específicos e estratégicos dentro das redes sociais ou blogs.
Quem é criador de conteúdo?
Criador de conteúdo é um profissional que se aproxima do público-alvo com informações relevantes que ajuda, educa, tira dúvidas, informa, e com isso constrói um relacionamento entre a empresa e o consumidor.
Os criadores de conteúdos digital estão construindo uma nova profissão. Isso acontece porque o mercado é muito amplo e existem milhões de assuntos que podem ser explorados.
A internet e a globalização fazem com que pessoas de lugares diversos se unam no ambiente online em busca de um assunto específico.
Assim, o criador de conteúdo freelancer que sabe explorar o público e capricha na sua criação, têm uma grande chance de alcançar o sucesso.
A grande questão é: como ser um criador de conteúdo freelancer, se já existem tantas pessoas produzindo?
E a resposta para esta questão é muito simples mas muito importante, "Apenas seja Original".
Assim como em qualquer profissão, o criador de conteúdo digital, mesmo que trabalhe como freelancer, deve ter disciplina e precisa investir em:
— qualificação;
— formação;
— bons planejamentos;
— boas estratégias.
Há anos, quando a produção de conteúdo freelancer ainda estava engatinhando, até poderia ser possível conquistar o mercado com menos planejamento e produções espontâneas. Porém, agora o mercado não tem mais espaço para amadores.
Para conquistar o público como produtor de conteúdo freelancer é preciso saber se relacionar, ser original e conquistar a confiança e a credibilidade dos seus seguidores, também são pontos importantes.
Para isso, os conteúdos devem ser produzidos com uma frequência pré-estipulada e adequados para cada área.
Investir na produção de conteúdo freelancer
Para ter bons resultados, os criadores de conteúdos digital precisam fazer investimentos certeiros. Assim como em qualquer mercado de negócios, para criar conteúdo é preciso um plano editorial bem detalhado que contenha:
— Objetivos e metas da produção de conteúdo pré-estabelecidos;
— Público-alvo bem definido;
— Calendário de produção e divulgação extremamente organizado;
— Orçamentos e levantamento de custos e possíveis ganhos;
— Conteúdo qualificado e bem estruturado;
— Saber qual o seu diferencial frente aos concorrentes;
— Presença digital marcante com blog/site e redes sociais ativas;
— entre outros.
Para produzir um conteúdo de qualidade e relevância, é preciso, antes de tudo, fazer um grande processo de pesquisa.
Os consumidores e usuários de internet estão cada vez mais seletivos, críticos e impacientes. Então, é preciso captar a atenção deles logo no início do material, seja ele um vídeo no YouTube, postagem no Facebook ou Instagram, blog post, etc.
Produtor de conteúdo freelancer:
O que pensar antes de começar?
Agora que você sabe algumas das principais características técnicas da produção de conteúdo freelancer, é hora de caprichar na sua marca e tornar a sua identidade conhecida. Para alcançar isso, podem ser feitas algumas ações. Destacamos as seguintes:
1: Aproveite a sua liberdade de expressão
Empresas grandes precisam seguir linhas de pensamento e ações mais restritas. Você como produtor de conteúdo freelancer não. Aproveite essa liberdade à seu favor e a explore com cautela e inteligência.
2: O que o seu público-alvo deseja?
Você já pesquisou o mercado, seus concorrentes e sabe quem é o seu público-alvo ideal. Mas agora que você busca como ser um criador de conteúdo, precisa saber o que seu público alvo deseja.
Para ajudar nesse processo, você pode investir na criação de personas. Elas tem grande valia na hora de saber exatamente quem atingir e como atingir.
E então, tás pronto para essa nova jornada?