Oque é email marketing?
Email marketing — é a utilização do email em campanhas de marketing digital, com o objetivo de criare manter o relacionamento com clientes, gerando mais resultados nas vendas e melhorando a sua retenção. Porquê devo aplicar o e- mail marketing na minha empresa?
Diferente do spam, uma estratégia de email marketing visa chegar até os interessados na informação, serviço ou produto que a sua empresa deseja oferecer. Assim, você pode enviar mensagens que estejam de acordo com o estágio de cada pessoa no funil de vendas.Além disso, o e-mail marketing fornece uma maneira fácil de rastrear sua própria eficácia.
Como resultado, a maioria das ferramentas do mercado, permitem obter relatórios de entrega, visualização e clique, o que é fundamental para tomadas de decisão e mudanças na captação e nutrição de leads. Email marketing é o meio mais popular para ofertas na internet, e também é o meio mais eficaz para manter contato com seus clientes.
Ele da oportunidade de conhecer os clientes, a opinião deles e as suas preferências de uma forma muito simples: solicitando diretamente essas informações! Por mais óbvio que possa parecer, poucas mídias oferecem essa facilidade. Ao vincular email marketing a um formulário de pesquisa, você ter conhecimento de que tipo de produtos ou serviços estão funcionando bem ou o que os clientes estão gostando ou não. Deste modo, a marcas pode melhorar suas estratégias.
O email não é apenas um método de vendas, é um modelo de comunicação. Os usuários a utilizam para realizar uma troca de informações, bem como para inscrever-se em páginas nas quais estão interessados. Este é um bom lugar para aprender sobre o comportamento do usuário, ver o que está interessado e aprender a oferecer-lhe um serviço baseado em suas expectativas.
Quando você pensa em email marketing, qual é a primeira coisa que vem à mente? Descontos, ofertas, promoções? Email marketing é muito mais do que tudo isso. O email marketing é o uso de email como forma de promover produtos e serviços. Da mesma forma, o email é usado para desenvolver um relacionamento com o cliente ou clientes em potencial.
Com o e-mail marketing você pode:
— Trocar informações com seus clientes
— Criar engajamento com seus clientes
— Criar uma campanha de marketing
— Aumentar as suas vendas.
Benefícios do email
marketing
1. Aumento de vendas.
O e-mail marketing é oferece uma grande oportunidade para a compra por impulso. Você pode atrair um cliente para fazer uma compra de várias maneiras, como: destacar itens que são frequentemente comprados, juntamente com os produtos que o cliente comprou ou listar itens semelhantes às compras anteriores do cliente. Você também pode criar uma oferta especial ou até mesmo um desconto para compras futuras.
Os clientes geralmente agem por impulso quando recebem um e-mail informando sobre um produto relevante relacionado à sua compra anterior. Podendo acontecer com frequência se houver uma promoção relevante.
2. Relacionamento com o cliente.
Seus clientes querem saber o que está acontecendo com sua empresa e com o mercado. É quase impossível entrar em contato com todos eles pessoalmente ou por telefone, portanto as campanhas de email marketing preenchem essa lacuna, mantendo essa proximidade com todos os seus prospects e clientes. Você pode até usar seus e-mails para obter feedbacks sobre o seu negócio. Os clientes estão satisfeitos com o conteúdo que você está fornecendo? Eles gostariam de aprender algo diferente? Use uma pesquisa ou inicie uma discussão nas mídias sociais. Depois de envolvê- los no processo, você saberá exatamente como fornecer conteúdo valioso em seus e-mails.
3. Otimização de tempo e orçamento.
Em qualquer empresa, sempre há restrições de tempo e orçamento. Todo o tempo gasto sem focar nos seus negócios significa perda de receita e de oportunidades para se conectar com seus clientes em nível pessoal. Uma das vantagens mais significativas do email marketing para as empresas é o uso eficiente de tempo e orçamento. Criar uma campanha de e- mail marketing ou até mesmo uma automação de e-mails não é complicado e nem demorado, além de te ajudar a rentabilizar a base de contatos que você já possui.
4. Métricas para acompanhamento.
Um dos benefícios do e-mail marketing que pode ajudar e muito na sua estratégia como um todo é o acompanhamento de métricas. Uma boa taxa de abertura significa que seus clientes conhecem bem sua marca o suficiente para querer ouvi-lo, independentemente da hora do dia.
A seguir, é apresentada a sua taxa de cliques (CTR), que geralmente fornece uma boa idéia de quantos clientes gastaram tempo para analisar seu conteúdo de e-mail e clicar nos links. Depois que um cliente clica em seu email, o ideal é que o próximo objetivo seja fazer com que ele converta, preenchendo algum formulário ou entrando em contato com a sua empresa. Suas taxas de conversão de email são uma métrica importante a ser rastreada, pois informam a rentabilidade do seu e-mail e também para observar o que está ou não dando certo.
5. Maior tráfego para o seu site.
Os e-mails são uma ótima maneira de fazer com que os clientes visitem o seu site. Você pode incluir links relevantes para o seu site no conteúdo do email. Você também pode usar suas campanhas de email para incentivar os clientes a interagir com outras partes do conteúdo disponíveis em seu site ou blog.
Inclua botões de compartilhamento social em seus e-mails para incentivar seus clientes a promover seu conteúdo nos próprios canais sociais.
6. Fidelizar usuário.
Todo mundo gosta de pertencer a um grupo especial, especialmente consumidores de e-mail que gostam de vantagens exclusivas. Seus clientes não são todos iguais e a abordagem de genérica não funciona. Use suas campanhas de e-mail para transmitir a mensagem de que seus clientes são únicos e importantes para seus negócios.
Recompensar seus clientes é um gesto agradável e, do seu lado, é uma ótima maneira de acelerar seus objetivos de marketing gerando uma fidelização do seu cliente.
Não perca mais tempo, implemente logo o e- mail marketing, ele é fundamental para sua empresa.